quinta-feira, 10 de maio de 2012

Falcao brilha na conquista do Atlético

O relógio marcava seis minutos de jogo quando Falcao dançou no lado esquerdo da grande área com Amorebieta pela frente, tirou o defesa basco do caminho, e rematou em arco com o pé canhoto para um golo de antologia. Assim começou a coroação do avançado colombiano como melhor marcador da Liga Europa pelo segundo ano consecutivo mas, acima de tudo, foi com este golo que o Atlético de Madrid se lançou para a conquista da Liga Europa frente ao Athletic Bilbao, com um resultado de 3-0.

Numa primeira parte de sentido único, o Atlético apresentou-se dominador, muito incisivo nas movimentos ofensivos, perante um Athletic passivo, algo apático, sem mostrar o nível exibicional que levou a equipa basca a derrotar o Manchester United, Schalke 04 e Sporting no caminho até à final de Bucareste. Depois do golo no período inicial da partida, Falcao voltou a fazer estragos, quando, aos 32 minutos, recebeu a bola na pequena área, fez uma simulação que colocou a defesa do Athletic fora da jogada e rematou forte para o fundo da baliza defendida pelo experiente Iraizoz. O plano de Diego Simeone, treinador do Atlético, com um 4-2-3-1 direccionado para a apetência ofensiva de Falcao, estava a resultar na perfeição, perante o 4-3-3 habitual do Bilbao, onde Llorente não conseguiu fazer a diferença.

Ao intervalo, Marcelo Bielsa percebeu que algo tinha de ser feito e fez logo duas alterações: o médio Iñigo Pérez entrou para o lugar do jovem defesa-central Aurtenetxe e o avançado Ibai Gómez substituiu o médio Iturraspe, que se apresentou num nível bastante abaixo do habitual. As mudanças de Bielsa tiveram um efeito imediato, com o Athletic a mostrar-se rejuvenescido e muito mais clarificado ofensivamente. No entanto, não obstante o facto de os bascos terem sido bastante mais atacantes, Llorente, Muniain, Ibai Gómez, entre outros, não conseguiram ser eficazes, sem descurar a boa exibição de Courtois. E foi a eficácia que tramou o Athletic, quando Diego matou o jogo aos 80 minutos, numa jogada individual.

Diego Simeone mostrou-se radiante com a exibição dos colchoneros e destacou os dois golos de Falcao, que "fez um jogo extraordinário e um golaço", segundo o técnico argentino. "Estou muito feliz por todos, jogadores, adeptos. Amanhã, as crianças vão para as escolas com a camisola do Atlético Madrid e é isso que queremos. Vamos festejar com os adeptos", disse ainda Simeone, relativamente ao ambiente de festa vivido após a conquista dos madrilenos.

Falcao voa mais alto na Liga Europa

O internacional colombiano não só conquistou a Liga Europa pelo segundo ano consecutivo (levantou o troféu ao serviço do Porto na época passada), como também renovou o título de melhor marcador. Depois dos 17 golos na temporada passada, um recorde absoluto da segunda maior competição europeia de clubes, Radamel García Falcao conseguiu 12, mais dois que Klaas-Jan Huntelaar. Somadas as duas épocas, tem um total de 29 golos em 28 jogos, números impressionantes que o colocam empatado com Dieter Muller no segundo lugar de melhores marcadores de sempre nesta competição - e Henrik Larsson, com mais dois golos, está ao alcance do matador colombiano.


Sem comentários:

Enviar um comentário