quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estoril Open: Gil desilude, MJK faz história

A grande história do dia de hoje no Estoril Open é uma desilusão: Frederico Gil decepcionou os muitos espectadores que se deslocaram ao Jamor, ao ser afastado logo na primeira ronda frente ao alemão Bjorn Phau. Contudo, nem tudo foi mau, pois Maria João Koehler conseguiu tornar-se na terceira portuguesa de sempre a ganhar um encontro no quadro principal feminino, depois de uma grande vitória frente a Ayumi Morita.

Foi com grande expectativa que o Court Central acolheu uma verdadeira montra do ténis nacional. Ainda assim, o português que mais tem brilhado nos courts do Jamor ficou para trás, deitando por terra o sonho de todo o público - Frederico Gil mostrou-se incapaz de contrariar o ténis rápido e consistente do alemão Phau, 87º da hierarquia mundial, perdendo com os parciais 6-4, 6-2. O segundo melhor português do ranking ATP até entrou melhor no encontro com uma quebra de serviço mas, desde cedo, evidenciou problemas no seu serviço e não conseguiu ser autoritário quando era a sua vez de iniciar os pontos. 

A falta de poder de fogo também foi notória no jogo de Gil, que não conseguiu fazer frente ao experiente alemão, cometendo demasiados erros não forçados sem conseguir compensá-los com winners. "Cometi mais erros e podia ter jogado de forma mais sólida. A minha bola está a andar mais do que antes mas estou a fazer mais erros", comentou Gil no final do encontro. No entanto, o tenista português mostrou confiança para o resto da época: "Não vai afectar de maneira nenhuma. A minha carreira não é uma semana mas sim anos", reiterou Fred.

Quem fez história foi Maria João Koehler ao derrotar a japonesa Ayumi Morita, 77ª do ranking mundial. A jovem portuguesa triunfou com os parciais de 6-1, 7-5, tornando-se na terceira portuguesa de sempre a atingir a segunda do quadro principal feminino, depois de Neuza Silva em 2006 e Michelle Larcher de Brito em 2010. A portuense dominou o primeiro set sem dificuldades mas sofreu um segundo set de altos e baixos, com muitas trocas na liderança do marcador, tendo terminado o encontro de forma contundente com um ás. Na segunda ronda, Maria João terá pela frente a primeira cabeça-de-série, número 20 mundial, a italiana Roberta Vinci.

Duelos portugueses sem surpresas

Os outros destaques eram os embates inteiramente lusos entre Rui Machado e Pedro Sousa e entre Gastão Elias e João Sousa. No primeiro encontro, Rui Machado tremeu no final do primeiro set perante o ténis talentoso do jovem lisboeta mas acabou por terminar o encontro de forma tranquila, avançando com os parciais 6-7, 6-1, 6-2. O próximo adversário de Rui será nada mais nada menos que o primeiro cabeça-de-série e campeão em título, Juan Martin Del Potro. No outro embate fratricida, João Sousa voltou a levar a melhor sobre Gastão Elias tal como no ano passado, triufando por 5-7, 6-4, 6-2. O vimaranense precisou de 2h10 mas finalmente conseguiu carimbar o seu lugar na segunda ronda frente ao russo Denis Istomin, 45º do ranking mundial.

2 comentários:

  1. Correcção: o João Sousa é vimaranense e não portuense. (Última frase do texto)

    ResponderEliminar
  2. Está corrigido, foi um lapso. Obrigado!

    ResponderEliminar