quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escândalo na NFL - Jogadores eram pagos para lesionar adversários

Depois de mais de 18 mil documentos terem sido investigados, os responsáveis da NFL chegaram à conclusão de que um sistema de prémios financeiros (bounty program) esteve em curso nos New Orleans Saints, pelas mãos de Gregg Williams. Na base deste sistema estava a atribuição de prémios financeiros aos jogadores defensivos que lesionassem com sucesso os seus adversários. Um verdadeiro escândalo, que mancha a história do desporto americano.

Foi antes do primeiro jogo dos Saints nos Playoffs desta época que se chegou à conclusão de que era preciso investigar-se quando as suspeitas ganharam força. Assim, durante os playoffs e o final da época, foi confirmado que de facto existia um sistema, coordenado e orientado por Gregg Williams, que tinha como fundos o dinheiro dos jogadores. Quem concordasse entrar no sistema colocava o seu dinheiro num fundo e passava a ser elegível para ganhar o dinheiro do fundo. As provas indicam que este sistema estava montado desde 2009, ano em que, curiosamente, os New Orleans Saints conquistaram o Super Bowl. Williams estaria a tentar tornar a defesa mais agressiva e contou com um número de entre 22 a 27 jogadores envolvidos. Os prémios estavam metodicamente organizados por escalões, que separavam o tipo de lesões conseguidas pelos defesas. Por exemplo, uma placagem que fizesse o jogador sair de maca valia mil dólares, enquanto que pôr um adversário fora o resto do jogo valia mil e quinhentos dólares.

No entanto, mais chocante ainda é o facto de que certos jogadores eram mesmo tornados alvo a abater. No vídeo abaixo, podem ouvir palavras do próprio Williams aos seus jogadores, onde incentiva constantes agressões à cabeça para causar traumatismos a jogadores como Frank Gore ou Kyle Williams e placagens aos joelhos para provocar roturas de ligamentos a Michael Crabtree, por exemplo. Todas estas atitudes eram premiadas e nas pistas descobertas foi possível verificar-se que Brett Favre, Aaron Rodgers, Cam Newton, Jay Cutler, Gabe Carimi, todos foram jogadores com alvos colocados na cabeça, joelhos, tornozelos, cujas lesões davam direito a prémios. O pior é que Brett Favre, por exemplo, foi constantemente placado de forma exagerada e perigosa no NFC Championship Game, altura em que todas as suspeitas começaram a surgir. Depois de terem esmorecido, finalmente a verdade veio à tona.
Castigos duros para Williams e companhia

Quando tudo foi descoberto, Roger Goodell, o Comissário da NFL, teve a mão muito pesada e aplicou dos maiores castigos que a liga, que já existe há 92 anos, já viu. Gregg Williams tem uma suspensão indefinida, enquanto Sean Payton, o treinador principal dos Saints, foi acusado de tentar esconder o esquema e suspenso durante toda a próxima temporada, tornando-se assim no primeiro treinador principal a ser suspenso pela NFL. Mickey Loomis, o general manager dos Saints ajudou Payton no encobrimento e foi suspenso oito jogos, sendo ainda suspenso o treinador adjunto Joe Vitt por seis jogos. A organização também sofreu e os New Orleans Saints foram multados em quinhentos mil dólares, tendo também de renunciar às escolhas de segunda ronda nos drafts de 2012 e 2013. Para os jogadores envolvidos, as sanções ainda não foram conhecidas por ainda estarem a ser deliberadas pela associação de jogadores.

Ficam com o vídeo que ilustra muito bem tudo o que Williams engendrava.


Sem comentários:

Enviar um comentário