segunda-feira, 5 de setembro de 2011

US Open 2011 - Semana decisiva

   Último Grand Slam do ano, o mais mediático com o maior estádio de ténis do Mundo. É o US Open e já terminou a sua primeira semana entrando agora na fase decisiva onde os melhores vão mostrar a sua fibra. Hoje começa a quarta ronda com Federer e Djokovic a entrarem em acção. E um português está a brilhar e não é Frederico Gil nem Rui Machado.
Arthur Ashe Stadium
   Decorrida a primeira semana ainda não houve nenhuma grande surpresa visto que os principais estão todo presentes nos oitavos-de-final, alguns com mais dificuldades que outros. A nota negativa é o recorde de desistências (algumas até sem os jogadores terem entrado em campo como o caso de Venus Williams e Robin Soderling) neste US Open que já vai em 18.
Posto isto, em vez de relatar tudo o que se passou até agora vou apenas rever o que os grandes favoritos fizeram até agora e irei, todos os dias, fazer um resumo do dia anterior e a previsão para o próprio dia.

   O super favorito Novak Djokovic está a fazer um torneio brilhante até ao momento tendo perdido apenas 10 jogos ao longo das 3 rondas que já jogou. O sérvio apresenta-se em grande forma e tem um quadro muito favorável até chegar às meias-finais onde, se nada correr fora do normal, jogará contra Roger Federer. O suíço também está a fazer um torneio sólido embora tenha tremido na terceira ronda frente ao croata Marin Cilic que acabou por não conseguir manter o elevado nível que apresentou a espaços. O espanhol Rafael Nadal, número 2 do Mundo, teve um jogo complicado frente ao argentino David Nalbandian que também vacilou nos momentos mais importantes. Contudo, foi um jogo de tal forma duro que Nadal, durante a conferência de imprensa, teve de ser assistido devido a fortes cãibras. Dos 4 grandes, Andy Murray foi o que apanhou o maior susto. Frente ao holandês em boa forma, Robin Haase, o escocês esteve a perder por 2 sets a 0 mas conseguiu recuperar e ganhou em 5 complicados sets. O meu favorito e do público também, o norte-americano Andy Roddick, voltou de uma lesão que só o deixou jogar há uma semana atrás já está nos oitavos-de-final e tem vindo a elevar o nível de jogo e o seu ritmo de jogo.
Andy Roddick
    Hoje joga-se a parte superior do quadro do qual destaco 3 jogos: Novak Djokovic vs Alexandr Dolgopolov, Mardy Fish vs Jo-Wilfried Tsonga e Roger Federer vs Juan Monaco.
Quanto ao primeiro penso que não haverá grandes dúvidas quanto ao vencedor embora o talento impressionante do ucraniano poderá valer-lhe um set. Contudo, ainda não apresenta nem as armas nem a consistência para derrotar um super Djokovic. Em relação ao segundo jogo, na minha opinião será o jogo do dia. Ambos os jogadores estão em grande forma e prevejo uma grande batalha ao longo de 5 duros sets com o ‘’power-hitter’’ francês a sair vitorioso no fim. Quanto ao terceiro encontro, Roger Federer irá triunfar em 3 ou 4 sets caso nada de anormal se passe com o suíço ao nível físico visto que Juan Monaco não tem calibre para ganhar 3 ou mesmo 2 sets ao helvético.
    Ainda fora destas andanças de seniores, um português está a brilhar. É o jovem de 16 anos Frederico Silva (47º no ranking mundial de juniores) que está a participar no torneio de Juniores (sub-18) onde derrotou na primeira ronda o 17º da hierarquia mundial. Foi uma recuperação brilhante por parte do português que esteve a perder por 6-3 no tie-break do terceiro set mas ganhou 5 pontos de seguida para vencer por 8-6 no desempate e avançar para a segunda ronda que irá jogar amanhã.
E vocês, que acham do que se passou até hoje? Visitem o 3MatchPoint regularmente para melhor acompanharem o US Open!

6 comentários:

  1. eu acho que se nada de anormal se passar,o "djoker" nole ira ganhar o 3o gs do ano,mas na meia final contra o federer,poderá ter algumas dificuldades. no quadro feminino,gostava que a ana ivanovic vencesse,mas sem dúvida serena regressou ainda melhor,é a favorita..

    ResponderEliminar
  2. Exacto, o Djokovic apenas terá um duro teste nas meias-finais com o Federer... Isto se o Federer lá chegar também porque se jogar com o Tsonga, nunca se sabe.. No quadro feminino também gostava de ver a Ivanovic ou Wozniacki a ganhar mas a Serena não está a dar muitas hipóteses.. E é de notar que a parte de cima do quadro é bem mais forte, a de baixo só tem a Zvonareva..

    ResponderEliminar
  3. concordo,a zvonareva tem tudo para ir a final.. mas vamos ver o que nos espera..

    ResponderEliminar
  4. Não tenho tanta certeza que o djokovic levará um susto na semi, já que o federer pode cair para o tsonga e, se isso acontecer, este último vai estar exausto, facilitando o caminho do servio. Quanto a chave feminina, ainda torço pela Ivanovic, já que a Sharapova caiu, mas acho dificil que esta passe pela Serena.

    ResponderEliminar
  5. Sim, Federer com Tsonga é uma incógnita.. O Tsonga já mostrou ser capaz de ganhar ao Federer e o suíço não está numa forma imbatível nem nada que se pareça.. Vamos ver!

    Que acham deste post?

    ResponderEliminar
  6. concordo,tendo em conta os resultados entre os 2 ultimamente

    ResponderEliminar