terça-feira, 6 de setembro de 2011

US Open 2011 - Federer domina, definem-se os melhores

    Federer dominou Monaco, Djokovic superou um susto no primeiro set e Wozniacki encetou uma grande recuperação. Foram estes os grandes destaques do oitavo dia no US Open em Flushing Meadows, Nova Iorque. Hoje completa-se os oitavos-de-final do quadro masculino e iniciam-se os quartos-de-final do quadro feminino. Também Frederico Silva volta a entrar em acção.
Roger Federer
  Ontem terminou o oitavo dia de competição em Flushing Meadows e não se verificou nenhuma grande surpresa, tendo os resultados sido muito parecidos com as minhas previsões. O número 1 do Mundo Novak Djokovic superou um primeiro set complicado devido ao estilo de jogo peculiar de Alexandr Dolgopolov e ao forte vento que se fazia sentir. Foi no final de um longo tie-break que o sérvio acabou por vencer 16-14. Contudo, após esse primeiro set mais duro, ‘’Nole’’ dominou o resto do encontro que acabou por vencer com os parciais de 7-6, 6-4, 6-2.  Segue-se agora um confronto nos quartos-de-final com o seu compatriota Janko Tipsarevic que derrotou o espanhol Juan Carlos Ferrero em 4 sets. O suíço Roger Federer rubricou a sua melhor exibição no torneio até agora com um massacre frente ao argentino Juan Monaco com os parciais de 6-1, 6-2, 6-0 em menos de uma hora e meia. Nem é preciso comentar sobre o jogo pois os resultados de cada set dizem tudo. No encontro que se previa mais equilibrado, Jo-Wilfried Tsonga levou a melhor sobre o norte-americano Mardy Fish em 5 duros sets com os parciais de 6-4, 6-7, 3-6, 6-4, 6-2 marcando encontro com Federer num jogo referente aos quartos-de-final que promete muita luta e incerteza até ao fim.
     No lado feminino destaque para a grande recuperação de Caroline Wozniacki que esteve a perder 6-7, 1-4 com a russa Svetlana Kuznetsova mas depois de muita luta e determinação, acabou por triunfar por 6-7, 7-5, 6-1. Segue-se agora a número 10 mundial, a alemã Andrea Petkovic. No outro jogo dos quartos-de-final vão-se defrontar a favorita Serena Williams que derrotou Ana Ivanovic sem grandes dificuldades e a russa Anastasia Pavlyuchenkova, antiga número 1 mundial de juniores, que surpreendeu a italiana Francesca Schiavone.
     Hoje, no lado masculino, completa-se a quarta ronda com 4 jogos interessantes. Os dois primeiros jogos colocarão frente a frente o norte americano Donald Young contra o escocês Andy Murray e o também norte americano John Isner contra o francês Gilles Simon. Murray deverá triunfar sem grandes dificuldades mas provavelmente irá ceder um set ao jovem norte americano que está finalmente a afirmar-se no circuito sénior e que tem a confiança bem alta depois de grandes vitórias sobre Stanislas Wawrinka e Juan Ignacio Chela. Já o combate entre John Isner e Gilles Simon é uma espécie de tripla. Do fundo do campo não há a menor dúvida que o francês é muito melhor que o gigante americano mas o serviço de Isner, se estiver a entrar regularmente, é muito complicado de responder. Ainda assim, e depois de Gilles Simon ter derrotado categoricamente Juan Martin Del Potro, prevejo que o gaulês vença em 4 duros sets.
Caroline Wozniacki
De seguida, entram em campo Rafael Nadal contra o luxemburguês Gilles Muller e Andy Roddick contra David Ferrer. Quanto a Nadal, que teve aquele ataque de cãibras na conferência de imprensa, irá triunfar sem grandes dificuldades embora o serviço de Muller possa complicar a vida Nadal se estiver num dia inspirado. Convém relembrar que este luxemburguês já derrotou Nadal em Wimbledon. Triunfo de Nadal em 4 sets. Quanto ao jogo entre Roddick e Ferrer, é outra tripla. Roddick vem de uma lesão e está a ganhar ritmo mas está a mostrar-se muito sólido e muito confiante. Resta saber se isso e o apoio do público chegam para derrotar o espanhol que lhe tem colocado muitos problemas. O meu desejo é uma vitória de Roddick em 4 sets mas muito provavelmente o encontro irá a 5 sets com o jogador que estiver mais fresco fisicamente a triunfar.
     Quanto aos dois jogos dos quartos-de-final femininos, Stosur pode conseguir a surpresa frente a Zvonareva e Pennetta vai avançar frente a Kerber.
    No quadro de juniores, o nosso português Frederico Silva vai defrontar na segunda ronda o egípcio Karim Hossam, 43º da hierarquia mundial de juniores. Tem possibilidades verdadeiras de derrotar o egípcio e colocar-se à espera de um possível confronto com o número 4 mundial, Hugo Dellien.
Quais são as vossas previsões para hoje? Os jogos estão agora a começar!

5 comentários:

  1. Que pena, as partidas de hoje foram canceladas!!

    ResponderEliminar
  2. É de facto pena! Mas para compensar vamos ter um grande dia amanhã!!

    Aos jogos que já estavam agendados juntam-se os embates entre Novak Djokovic e Janko Tipsarevic e entre Roger Federer e Jo-Wilfried Tsonga!

    ResponderEliminar
  3. esta previsto chover hoje,vamos ver.. espero um excelente jogo entre o federer e tsonga.. gostava de ver a pennetta na final do us open..

    ResponderEliminar
  4. Está previsto chover até Sábado, vamos ver o que é que vai acontecer... Espero que pelo menos o dia de hoje se conclua! Está na hora de construírem um tecto amovível para o Arthur Ashe..

    ResponderEliminar
  5. tambem concordo, apesar de ser o maior estadio do mundo ja deviam ter construido um tecto amuvivel

    ResponderEliminar