quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Liga Zon Sagres 2011 - Porto, Benfica ou Sporting?

     Chegado o fim do mercado de transferências, os plantéis das equipas portuguesas estão fechados e agora sim é possível fazer uma previsão sobre o que nos espera este ano. O Porto manteve a maior parte da sua equipa base, o Benfica reforçou-se em posições chave, o Sporting operou uma completa revolução ao plantel e o Braga calmamente se foi reforçando. Quem conseguirá melhores resultados?
  Cedo começaram os movimentos transaccionais e um dos mais marcantes foi, sem dúvida alguma, a ida de André Villas-Boas para o Chelsea que pode deixar marcas muito visíveis no plantel do Porto agora que o seu adjunto, sem quaisquer credenciais, Vítor Pereira está a orientar os dragões.
     E como o Porto foi campeão é sobre eles que irei escrever primeiro. Com a venda de Villas-Boas por 15 milhões de Euros ao Chelsea, Pinto da Costa decidiu apostar na continuidade e promoveu Vítor Pereira ao cargo de treinador principal. Jogada arriscada? Daqui a um tempo veremos isso. Depois houve uma das transferências mais caras do futebol europeu neste defeso com a saída de Falcão para o Atlético de Madrid pela exorbitante quantia de 40 milhões de Euros. O substituto do recordista de golos numa edição da Liga Europa será o ex-Marítimo Kléber que ainda não provou nem metade das qualidades que o colombiano oferecia ao Porto. Como reforços mais sonantes podemos referenciar o médio Steven Defour que vem acrescentar muita qualidade ao futebol português bem os dois laterais brasileiros Danilo e Alex Sandro.
    Quanto ao Benfica, movimentou-se muito no mercado assegurando grandes contratações a preços de saldo. Falo especialmente de Artur, o guarda-redes que oferece uma segurança excepcional na baliza encarnada e que chegou a custo zero do Sporting de Braga. Também Nolito chegou a custo zero do Barcelona B e igualou Eusébio com 5 golos nos seus 5 primeiros jogos oficiais mostrando muita garra e muita força embora seja muito individualista por vezes. Contudo, a melhor contratação do Benfica foi, sem dúvida alguma, o belga Axel Witsel que vale bem mais que os 7 milhões desembolsados. Um jovem valor do futebol mundial que irá render muito dinheiro aos cofres encarnados. Depois houve as contratações de jogadores como Bruno César e Enzo Pérez que proporcionam uma grande profundidade nas alas e são suplentes à altura de Gaitán e Nolito. Para a defesa, destacam-se as aquisições do central argentino Ezequiel Garay ao Real Madrid que se revela uma aposta acertada. Seguro na marcação e no jogo aéreo, junta a isso uma excelente qualidade de passe. Também a contratação de Emerson que está a ser uma das surpresas deste início de época é outra das mostras da excelente prospecção do Benfica. Resta saber o que o campeão mundial e europeu Joan Capdevila irá fazer este no plantel encarnado.
   Finalmente, o Sporting foi o clube que mais jogadores comprou. E não digo que foi o clube que mais se reforçou porque um reforço acrescenta qualidade à equipa e até agora isso é uma incógnita no plantel leonino. Uma das grandes preocupações de Domingos Paciência é a finalização deficiente apresentada até agora. Yannick Djaló e Heldér Postiga estiveram num nível de Liga Orangina e foram vendidos deixando assim o Sporting com três opções para o ataque: Wolfswinkel, Diego Rubio e Bojinov. Garantias? Nenhumas. No meio campo os verde e brancos reforçaram-se bem embora não se entenda a contratação de Elias por 9 milhões tendo em conta a necessidade absoluta de um defesa-central e de um ponta-de-lança. E digo isto porque na defesa o Sporting tem uma dupla de centrais muito vulnerável. De Polga nem é preciso falar visto ser um jogador mediano muito longe do que o Sporting precisa. Depois há Daniel Carriço que mostrava ser uma grande promessa e agora está ao nível de Polga. Na esquerda, veremos como Insúa se integra na equipa visto que Evaldo tem sido um jogador a menos.
    Posto isto, já existem alguns resultados visíveis. O Sporting começou de uma forma desastrosa o campeonato e tremeu para bater os dinamarqueses do Nordsjaelland. O Benfica é a equipa que melhor futebol mostra embora revele algumas falhas de concentração que podem ser fatais. O Porto está a cumprir mas sem brilho e mostra vulnerabilidade que não mostrava  na época passada.  Prevê-se uma luta acesa entre Benfica e Porto com o Sporting a lutar com o Braga pelo terceiro lugar visto que este atraso pontual e as falhas na finalização já verificadas podem já ser demais.
E vocês? Que acham da edição deste ano da Liga Zon Sagres? Vou fazer resumo de cada semana que decorrer ao longo do ano. Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário