quarta-feira, 13 de abril de 2011

Euro 2012 à vista?

    De certeza que todos se lembram do inédito 4-4 contra o Chipre, da derrota com a Noruega por 1-0 com um erro monumental de Eduardo e, sobretudo, das péssimas exibições por parte dos jogadores escolhidos pelo então seleccionador, Carlos Queiroz. Contudo, a conjuntura da qualificação nacional para o Euro 2012 alterou-se bastante.
Nani festeja contra a Dinamarca
   Como já referi, certamente está na memória de todos os portugueses o péssimo início nesta fase de qualificação para o Euro 2012 onde Portugal está acompanhado pelas selecções nacionais da Noruega, Dinamarca, Chipre e Islândia. Supostamente um grupo relativamente acessível para a selecção nacional mas rapidamente as contas ficaram complicadas, muito devido ao ambiente horrível existente dentro de balneário motivado pela má qualidade de Carlos Queiroz. Tudo começou com o 4-4 contra o Chipre em Guimarães, um jogo que nem sequer estaria nas contas ter dificuldades em vencer. Depois, veio a derrota na Noruega e o inevitável despedimento de Carlos Queiroz que, mais tarde, veio a ser substituído por Paulo Bento que está a realizar um trabalho notável. Trouxe de volta a alegria de jogar a jogadores como Cristiano Ronaldo que, finalmente, tem mostrado na selecção a boa forma que tem no Real Madrid. Mas mais que alegria de jogar e boas exibições, Paulo Bento trouxe as vitórias consigo.
     Na estreia, em pleno Estádio do Dragão, Portugal conseguiu uma importante vitória sobre a Dinamarca por 3-1, seguindo-se outra vitória por 3-1 em Reykjavik, na Islândia.
Neste momento, a qualificação está exactamente a meio faltando um jogo contra cada selecção. Mas, contrariamente ao que se passava no final das duas primeiras jornadas, o cenário é bem mais animador. A Selecção Nacional apenas depende de si para poder qualificar-se directamente, sem ter de ir ao Playoff sequer. Isto porque a Noruega está em 1º lugar com 10 pontos, seguida de Portugal e Dinamarca ambos com 7 pontos mas com vantagem para Portugal. Para este cenário contribuiu, e muito, o empate entre Noruega e Dinamarca na última jornada, quando Portugal disputava um amigável com o Chile.
     Os portugueses podem passar para o primeiro lugar já na próxima jornada quando receberem a Noruega no Estádio da Luz no dia 4 de Junho, sendo este um jogo decisivo para as aspirações nacionais. Em caso de vitória, Portugal passa para o primeiro lugar  e, caso a Dinamarca confirme o favoritismo e vença a Islândia no mesmo dia, vai-se verificar um empate pontual no primeiro lugar. Dado isto, é muito importante que Portugal consiga vencer os restantes 4 jogos, tarefa que parece completamente possível devido ao nível de jogo que tem vindo a ser mostrado pelos jogadores de Paulo Bento.
    2 de Setembro é a data do segundo jogo desta segunda volta e será contra o Chipre, uma equipa com que Portugal não poderá vacilar. Depois, segue-se a recepção à Islândia no dia 7 de Outubro sendo o jogo teoricamente mais fácil desta segunda volta. Finalmente, no dia 11 de Outubro, finaliza-se a qualificação com um jogo complicado frente à Dinamarca, sendo por isso muito importante que não se dependa de uma vitória neste encontro.
    Com todos estes dados, é seguro afirmar que Portugal tem tudo para conseguir uma qualificação calma para o Euro 2012 depois de um início muito atribulado. Mas o passo mais importante será dado na próxima jornada com a Noruega no Estádio da Luz, que se espera repleto naquele que vai ser o jogo decisivo deste apuramento.

Sem comentários:

Enviar um comentário