segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O meu lado português

    Todos os desportos que tenho falado aqui são pouco conhecidos pelo público português, são pouco portugueses. E, embora seja um português com gostos bastante americanos, não deixo de ser português e valorizo muito o que se faz em Portugal.
    Nesse âmbito, embora não estivesse previsto inicialmente, vou passar a incluir, neste blog, análises semanais do que se passa em Portugal ao nível do Futebol, Andebol, Hóquei em Patins, Basquetebol e Futsal.
E hoje é a primeira dessas análises que nem sempre vão incluir todos os desportos, pois de semana para semana posso decidir ser mais específico num deles devido à revelação dos acontecimentos dessa semana e não vos vou estar aqui a maçar com todos.
    Em relação ao futebol, foi fim-de-semana de Taça de Portugal, tendo sido jogada a 3ª eliminatória. Tomba gigantes houve apenas um, o União da Madeira que foi a Leiria derrotar o União local por 2-1. Contudo, o Sporting Clube de Portugal apanhou um grande susto na visita ao Estoril. A equipa leonina venceu apenas 2-1 depois de, inclusivé, estar a perder ao intervalo por 1-0. Na primeira parte os leões não mostraram vontade nem habilidade para contrariar as rápidas transições defesa-ataque do Estoril, balanceados por Luciano Bebé e João Coimbra. Já na segunda parte, a entrada de Liedson mudou completamente o rumo do jogo que, junto com as falhas de concentração naturais do Estoril, virou para os comandados de Paulo Sérgio que conseguiu a reviravolta e venceu 2-1, com golos de Liedson e Postiga.
    Por outro lado, Benfica e Porto tiveram vitórias bastante tranquilas sobre Arouca (5-1)e Limianos (4-1), respectivamente. No estádio da Luz, Nico Gaitán e Alan Kardec foram as grandes figuras das águias num jogo fácil, controlado do início ao fim que serviu de preparação para o grande teste que vai ser a batalha em Lyon na quarta-feira. No Norte, Walter marcou 3 golos e o Porto continuou o seu excelente início de época com mais uma vitória sobre uma equipa que revelou muita vontade mas pouca capacidade.
    No Basquetebol, jogou-se a primeira jornada do campeonato nacional com destaque para a vitória expressiva do Benfica sobre o CAB Madeira por 102-69 enquanto o Porto também derrotou com tranquilidade o Vitória de Guimarães (70-59).
    Quanto ao andebol, decorreu mais uma jornada do Campeonato Nacional e o jogo grande foi entre Porto e Sporting. O Porto tornou o encontro num jogo relativamente fácil (32-25) e derrotou o Sporting por uma larga margem enquanto o Benfica conseguiu a 5ª vitória consecutiva, desta feita contra o São Mamede (38-23).
    Finalmente no Hóquei em Patins, os principais candidatos ao título todos venceram num campeonato que se avizinha uma grande batalha entre Benfica e Porto que vai tentar juntar mais um título ao largo palmarés que tem nesta modalidade. O Benfica derrotou o Ac. Espinho por 7-4 enquanto que o Porto derrotou o Cascais (6-5) e a Oliveirense, grande surpresa do campeonato até agora, ganhou em Barcelos 3-1.
    Para terminar gostaria de dizer que sou benfiquista mas respeito todos os outros clubes e vou fazer o meu melhor para ser o mais imparcial possível em tudo o que escrever.
De Portugal não me podem dar a desculpa que não conhecem muito, sei que pelo menos de Futebol vocês percebem e gostam, por isso comentem, comecem aqui discussões, é um espaço para isso!
    Até amanhã!

6 comentários:

  1. Como deves supor, vou falar do andebol.
    Infelizmente só tive oportunidade de ver os primeiros vinte minutos, e o jogo não estava assim tão fácil, contudo o Porto é sem dúvida a equipa mais forte do momento, mesmo com o figueira e o rui silva no sporting.
    Viste o jogo? Quem foram as personagens mais importantes?

    ResponderEliminar
  2. Não, não tive oportunidade de ver o jogo mas por tudo o que li o Porto teve dificuldades ao início e depois, como disse no post, não deu hipóteses e conseguiu vencer por claros 7 golos. O Sporting está a ser uma desilusão... Têm a equipa cheia de estrelas e já foi a terceira derrota seguida! Mas claro que o Rui Silva se destacou no Sporting enquanto que o Filipe Mota marcou 9 golos para o Porto. Olha que o Benfica também está muito forte... Não o digo por ser benfiquista mas estão com um plantel muito equilibrado... Foram buscar 2 pontas muito bons, que deles destaco o António Areia, e foram buscar aquele miúdo pivot ao Xico Andebol e o José Costa, aquele pivot que era do ABC. E claro, o Carlos Carneiro continua em grande!

    ResponderEliminar
  3. Epa, mas o Sporting também tem um plantel fortíssimo mas ainda não estabilizou. Contudo não te esqueças que o Sporting foi o vencedor da Taça Challenge, o que não é nada mau.

    Anyway, como está a correr o blog? Dificuldades na divulgação?

    Vou aí em Novembro! Quero ver-te pá.

    ResponderEliminar
  4. Sim o Sporting tem uma equipa fortíssima e simplesmente não conseguem pôr aquela gente toda a jogar bem junta.

    Está a correr muito bem mas sim, a divulgação não está a ser muito fácil. Futebol Americano e afins não são do interesse da maior parte das pessoas... Vou continuar a falar deles mas decidi juntar esta parte portuguesa porque também sou português e com muito orgulho!

    Vens quando? Também te quero ver, temos de combinar alguma coisa

    ResponderEliminar
  5. O golo da taça foi o do saviola!ahahah

    ResponderEliminar
  6. Pinto tenho duas coisas a apontar:
    1º Neste ultimo artigo falas demasiado bem do porto..Nao gosto nada disso..
    2ºO André Portas é homossexual.

    Assinado:Tomás (bonito) Félix

    ResponderEliminar