segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Andy Murray e Rui Machado vencem

    À medida que nos aproximamos do fim do ano, também nos aproximamos do final da época tenística. Nesta semana houve uma vitória de um português no Paraguai e também decorreu mais um torneio da categoria 1000, desta feita em Xangai.
  Na prova que foi, na época passada, aclamada pelos jogadores como a melhor do ano, estiveram presentes todos os melhores jogadores do Mundo como acontece nos torneios do Grand Slam.
Nikolay Davydenko era o detentor do título mas foi precocemente eliminado pelo alemão Mischa Zverev, enquanto que o super favorito Rafael Nadal foi, pela primeira vez este ano, eliminado antes dos quartos-de-final ao perder na 3ª ronda com o austríaco Jurgen Melzer ao fim de 3 sets. 
    O azarado do torneio foi novamente o norte-americano Andy Roddick que, pelo segundo ano consecutivo, foi obrigado a abandonar o seu encontro da segunda ronda por lesão quando estava liderar contra o espanhol Guillermo García-Lopez.
Estas derrotas abriram o quadro para Andy Murray, Novak Djokovic e Roger Federer. O sérvio e o suíço, que massacrou categoricamente o sueco Robin Soderling em 53 minutos nos quartos-de-final, encontraram-se nas meias-finais. Num jogo de altíssimo nível, foi Roger Federer que levou a melhor conseguindo qualificar-se para a final ao derrotar Djokovic por 7-5 e 6-4. Ficou assim definida a final entre Federer e Murray, que passeou classe dentro de court durante todo o torneio.
      A grande final, o escocês não deu hipóteses e banalizou o suíço em apenas 2 sets com os parciais de 6-3 6-2, conquistando assim o segundo título do ano (ambos da categoria 1000).
Num diferente escalão, a categoria Challenger, os portugueses estiveram envolvidos em vários torneios. Frederico Gil perdeu no Uzbequistão muito cedo, estando a acusar o cansaço adjacente ao final da época. Por outro lado, Rui Machado, na categoria de sétimo cabeça-de-série conseguiu sair vitorioso do Challenger de Assunção no Paraguai, depois de derrotar o homem de casa Ramon Delgado numa final duríssima. Este triunfo na final valeu a subida do português ao 105º posto do Ranking Mundial. 

Na  semana que aí vem vão realizar-se dois torneios da categoria 250: Moscovo e Estocolmo. O destaque vai para o torneio de Estocolmo por duas razões. Uma delas é a presença de Roger Federer, a outra é a presença do jovem português João Sousa que, no momento em que escrevo este post, está a discutir com o sueco Filip Prpic a presença no quadro principal. Cenário que se se vier a confirmar é um resultado fantástico para o português.
     Na categoria challenger vão continuar Frederico Gil e Rui Machado. Frederico estará presente no torneio em Seoul enquanto que Rui Machado vai tentar dar seguimento ao triunfo no Paraguai e encontra-se no Chile, mais precisamente em Santiago.
      Dos 8 lugares ainda restantes no Barclays ATP World Tour Finals que são o último torneio do ano que reúne apenas os 8 melhores jogadores do ano, 4 já estão confirmados. Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray têm presença assegurada em Londres enquanto que os prováveis jogadores que ainda se vão qualificar são Robin Soderling, Tomas Berdych, David Ferrer e Andy Roddick.
Força portugueses!


Sem comentários:

Enviar um comentário