quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

NBA Playoffs 2011 - Quem vai?


  Faltam exactamente 56 dias para o final da fase regular da temporada 2010/2011 da NBA. A época começou com inúmeras questões: será que os Miami Heat vão conseguir ter as 3 estrelas a jogar em equipa? Será que os Lakers vão continuar dominadores? Quem vai ser a equipa surpresa? Nesta altura da época já é possível responder a algumas dessas questões.
Tim Duncan
     É indiscutível que toda a gente se questionava acerca do risco que é ter 3 super-estrelas numa equipa porque poderia gerar muita confusão no seio da organização. Depois de um início de época algo atribulado, os Miami Heat têm parecido imbatíveis em alguns momentos, embora ainda se note que existem muitas áreas onde podem e têm de melhorar para conseguir competir pelo título e, nomeadamente, derrotar com os Boston Celtics com quem já perderam por 3 vezes esta temporada.
      Estas melhorias vão ter de ser conseguidas num futuro próximo porque quando chegarem os Playoffs, a conferência Este promete ser extremamente competitiva. Por um lado estão os Boston Celtics que, apoiados na sua experiência e no seu banco muito forte, lideram a conferência com um record de 39-14, empatados tecnicamente com os Miami Heat que têm 40-15. Logo a seguir estão 3 equipas perigosíssimas e que podem derrotar tanto os Celtics como os Heat. Falo dos Chicago Bulls de Derrick Rose (37-16), dos Atlanta Hawks de Joe Johnson (34-20) e dos Orlando Magic de Dwight Howard (35-21) que têm alternado exibições fantásticas com jogos muito fracos. Os três últimos lugares que dão acesso aos Playoffs estão ocupados pelos New York Knicks que, num dia inspirado, também são uma equipa a ter em conta, pelos Philadelphia 76ers que são uma equipa complicada de decifrar e pelos Indiana Pacers que este ano já derrotaram os Lakers e os Heat.
       Na conferência Oeste não há dúvida que os San Antonio Spurs têm sido os mais fortes e muito dificilmente sairão do primeiro lugar pois contam com um record de 46 vitórias e 9 derrotas. Um dos factores que tem sido determinante para o sucesso dos Spurs é terem os seus 3 melhores jogadores afastados de lesões. São eles Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan que, sem terem prestações dignas de MVP, têm dado contribuições muito sólidas para as vitórias dos texanos. São outros texanos que se encontram no segundo lugar, os Dallas Mavericks, que têm um problema grave: são completamente dependentes de Dirk Nowitzki. Se o alemão não jogar as probabilidades de perderem são gigantescas como foi possível ver quando o poste esteve lesionado e não pôde dar o seu contributo à equipa.
     Em terceiro lugar estão os Los Angeles Lakers que têm sido uma equipa muito decepcionante esta época. Muitos têm criticado a falta de vontade, a falta da raça no ataque e na defesa que caracterizou os comandados de Phil Jackson nos dois últimos anos em que foram campeões. Há quem defenda que isto acontece pois estão apenas à espera que cheguem os Playoffs e que aí vão elevar o nível de jogo mostrando o seu verdadeiro valor, mas a verdade é que depois de uma vitória fantástica sobre os Boston Celtics, os Lakers perderam por 20 pontos em casa dos Bobcats, um resultado absurdo. Ou os californianos fazem uma troca e conseguem trazer algum jogador que abane com a organização da equipa ou têm de começar a ganhar motivação para não chegarem aos Playoffs na mó de baixo.
Dwyane Wade
 Logo atrás estão os Oklahoma City Thunder que se têm destacado de 5 equipas que discutem os últimos 4 lugares que dão acesso aos Playoffs. São os New Orleans Hornets, os Portland Trail Blazers, os Denver Nuggets, os Utah Jazz e os Memphis Grizzlies.
      Em jeito de previsão, penso que apenas existirá uma troca nas equipas que vão ter acesso aos Playoffs. Neste momento os Utah Jazz estão em oitavo na conferência Oeste mas devido à instabilidade que se vive em Salt Lake City, penso que os Memphis Grizzlies vão aproveitar isso mesmo e vão conseguir entrar nos Playoffs, algo que não conseguem há algum tempo.
      Com o avançar da época vou começar a prever o que vai acontecer na fase final da NBA mas gostava de saber o que acham do que tem acontecido esta época. Força!

1 comentário:

  1. Belíssimo artigo.
    Gostava só de acrescentar um elemento que entretanto mudou: os NY Knicks, entretanto, com a chegada de Carmelo, acabam por impor mais respeito, apesar de acreditar que este ano, têm pouca margem de tempo para melhorar. Mas para o ano, os Knicks têm equipa para chegar ao top 3 da coste este.

    Em relação à minha equipa (Miami) que começou finalmente a ter, no jogo, participações influentes vindas de outros jogadores senão os BIG 3 (Estou a falar sobretudo do Miller, Chalmers, Jones e Arroio); penso que o único detalhe que falta para se tornarem na melhor equipa da costa este é jogar sem a pressão de serem considerados "a melhor equipa no papel", sobretudo contra as equipas grandes (Boston, Dallas, Chicago, Lakers...).

    Esta próxima linha de pensamento nem é uma provocação, mas até os Lakers, jogando menos bem, sem terem nada para provar, ganharam aos Celtics. O mesmo com Chicago. No entanto, quando joga Miami, vê-se perfeitamente que jogam com o peso de terem algo a provar. Reparem que se isso fosse diferente, não teríamos 3 das 15 derrotas actuais (contra os Celtics) e consequentemente, estáriamos em primeiro lugar da costa este.

    ResponderEliminar