quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Já se jogam as Finals em Londres

       Depois de uma semana de emoções fortes em Paris, já decorre, em Londres, o último torneio do ano. São as ATP World Tour Finals que apenas têm como participantes os 8 melhores do Mundo. Está assim reunida a elite do ténis para determinar o campeão deste torneio tão apetecido por todos.
Robin Soderling e Gael Monfils
        Na semana passada, em Paris, jogou-se o último evento dos ATP Masters 1000 com a realização do BNP Paribas Masters de Paris. Eu tive o privilégio de assitir ‘’in loco’’ aos encontros dos oitavos-de-final, dos quartos-de-final e a uma meia-final. Vi imensos encontros onde pude ver a qualidade tenística dos melhores do Mundo, que nada se compara ao ver na televisão. Para terem noção, dos 15 melhores do Ranking Mundial, tive a oportunidade de ver12 deles em acção. Dos encontros que vi, destaco o embate entre Gael Monfils e Fernando Verdasco que terminou com uma vitória de francês, galvanizado pelo apoio intenso do público da casa, por 6-7, 7-6, 7-6. Também o encontro entre o escocês Andy Murray e o croata Marin Cilic foi um jogo fantástico que apenas terminou às 00:15 locais, após três intensos sets.
Tive também a oportunidade de ver Andy Roddick ao vivo pela primeira vez, e não defraudou as minhas expectativas embora tenha perdido nos quartos-de-final com o sueco Robin Soderling que se apresentou em grande forma, tendo vencido na final o francês Gael Monfils.
        Contudo, dos jogos que vi, o melhor deverá ter sido a meia-final entre Soderling e a grande surpresa do torneio, o francês de 31 anos Michael Llodra. Foi um jogo com uma carga emocional enorme, onde o sueco acabou por derrotar não só Llodra mas também o público francês (que por vezes exagerou no apoio a ‘’Mika’’) com os parciais de 6-7, 7-5 e 7-6. Ainda na outra meia-final, que já não tive oportunidade de ver, esteve Roger Federer em acção contra Monfils. Depois de um Estoril Open onde Federer esteve completamente irreconhecível, pude vê-lo a jogar a sério e maravilhou o público com pancadas fantásticas. Contudo, isso não foi suficiente para contrariar Monfils que lutou, lutou, lutou e acabou por vencer 7-6, 6-7 e 7-6.
 A final teve pouca história pois Monfils encontrava-se muito desgastado física e psicologicamente e foi derrota por Soderling com os parciais de 6-1 e 7-6.

        Neste torneio, ficaram definidos todos os jogadores que estão a participar nas Finals. São eles Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic, Robin Soderling, Andy Murray, Tomas Berdych, David Ferrer  e Andy Roddick. Ficaram divididos em dois grupos: no grupo A estão Nadal, Djokovic, Berdych e Roddick enquanto que no grupo B estão Federer, Soderling, Murray e Ferrer.
        Já se jogaram duas jornadas do grupo B com Federer praticamente apurado tendo derrotado facilmente Andy Murray e David Ferrer, que é o único jogador neste grupo que ainda não tem qualquer triunfo, fruto da sua outra derrota frente a Soderling.
No grupo A, joga-se hoje a segunda jornada sendo que na primeira, Djokovic derrotou facilmente o checo Tomas Berdych enquanto Nadal teve uma verdadeira batalha com Andy Roddick, tendo levado a melhor por 3-6, 7-6, 6-4.
Recordo que os dois primeiros de cada grupo apuram-se para a ronda seguinte onde se jogam as meias-finais entre o primeiro do grupo A e segundo do B e segundo do A e primeiro do B.
        Em jeito de previsão, digo que em primeiro lugar no grupo A ficará Rafael Nadal enquanto Roddick irá qualificar-se em segundo lugar. No B Federer ficará em primeiro com Murray a conquistar o segundo lugar. Isto proporciona duas meias-finais bombásticas: Roger Federer vs Andy Roddick e Rafael Nadal vs Andy Murray.
Se Roddick jogar como jogou contra Nadal pode aproveitar um Federer que às vezes se tem revelado displicente e chegar à final onde deverá encontrar Nadal e aí tem todas as hipóteses de triunfar. Sendo assim, prevejo que Roddick vença a final deste torneio.
No fim, digo-vos como foi, até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário