quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Kobe e Companhia imparáveis

   Passou apenas uma semana mas a época que todos dizem que vai ser melhor de sempre, não está a defraudar as expectativas de ninguém. Grandes jogadas, grandes jogos, algumas surpresas e exibições de encher o olho preencheram uma semana cheia de acção, que teve alguns protagonistas de quem vou falar.
   A época começou com uma noite que teve dois jogos muito aliciantes. O grande trio de Miami jogou pela primeira vez, oficialmente. E o seu primeiro teste foi logo contra os poderosos Boston Celtics, no seu TD Bank North Garden. 
John Wall
Depois de uma primeira parte horrível por parte de Miami, onde conseguiram marcar apenas 30 pontos (o total mais baixo na época passada tinha sido 32 no final da primeira parte), os Heat, comandados por LeBron James (31 pontos mas também 8 turnovers), equilibraram o encontro mas não conseguiram derrotar os veteranos Celtics que triunfaram 88-80. Ray Allen marcou 20 pontos, Paul Pierce marcou 19 e Rajon Rondo conseguiu 17 assistências. Este jogo mostrou a falta de entrosamento que faltava entre as três estrelas, falta de entrosamento que foi logo anulada com 4 vitórias seguidas, com destaque para a grande vitória contra os Orlando Magic por 96-70.
    O outro jogo da opening night foi entre os Los Angeles Lakers, os campeões em título, e os Houston Rockets que foram até ao Staples Center já com o regressado Yao Ming. A equipa do Texas que teve em Kevin Martin (26 pts) e Aaron Brooks (24 pts e 9 assts) os seus melhores jogadores, até chegou a liderar por 15 pontos. Contudo, foram os Lakers que, muito equilibrados conseguiram derrotar os Rockets com um lançamento triplo do novo PG Steve Blake (10 pts) a 19 segundos do fim. A recuperação dos Lakers foi despoletada pelos lançamentos certeiros de Shannon Brown (16 pts), que tem mostrado grandes melhorias no seu jogo, Pau Gasol (29 pts, 11 rebs) e Kobe Bryant (27 pts), que recupera de uma operação ao joelho.
    Num plano mais geral, destaco o excelente início de época do rookie que foi a primeira escolha do draft, John Wall dos Washington Wizards. Ontem à noite fez a sua estreia em casa e conseguiu um jogo impressionante com 29 pontos, 13 assistências e 9 roubos de bola. Quem também começou muito bem a época foram os Atlanta Hawks que são uma das 3 equipas que ainda não perderam (Hawks, New Orleans Hornets e Los Angeles Lakers).

      Agora, como já tinha dito, vou nomear os melhores da semana.
Na conferência Oeste, o jogador da semana foi o extremo-poste dos Lakers, Pau Gasol. O espanhol foi preponderante nas 4 vitórias dos campeões até agora e está em grande forma tal como provam os seus números: média de 24.3 pontos por jogo, 11 ressaltos e 5 assistências. Números fantásticos, de All-Star, que está a liderar a equipa enquanto Kobe Bryant se põe a 100%.
Rajon Rondo
  Já na conferência Este, Rajon Rondo, o jovem PG dos Boston Celtics, está a afirmar-se definitivamente como um dos melhores. Embora Boston tenha perdido contra Cleveland inesperadamente após derrotar Miami, Rondo terminou a semana com média de 10.6 pontos por jogo, 5.5 ressaltos e o mais impressionante – 16.8 assistências. Esta grande semana para o nº9 dos Celtics teve como ponto alto o jogo contra os New York Knicks onde conseguiu 10 pontos, 10 ressaltos e 24 assistências.      
   Nos próximos dias vão acontecer alguns jogos com potencial para serem bastante interessantes. Destaco, na sexta-feira, os confrontos entre Miami Heat e New Orleans Hornets e Chicago Bulls e Boston Celtics. No Domingo é habitual haver grandes jogos e este não é excepção. Boston vai até Oklahoma defrontar os Thunder, liderados pelo candidato a MVP Kevin Durant, enquanto que os Lakers recebem os Portland Trail Blazers no primeiro verdadeiro teste esta época.
    Até à próxima!

8 comentários:

  1. carambas.. não percebo grande coisa de NBA mas há jogadas impressionantes nestes vídeos! =)

    Bom resumo com stats.. até eu consegui perceber!

    ResponderEliminar
  2. Os vídeos no youtube têm uma qualidade optima mas aqui ficam sempre estranhos não sei porquê... Ainda bem que percebeste, quero é que todos percebam e consigam entusiasmar-se e interessar-se com estes desportos!

    ResponderEliminar
  3. Guga... o que eu não faço por ti! ;) Só pra dizer que passei por aqui! Obviamente, não vou comentar os teus posts... Desculpa!:P

    ResponderEliminar
  4. Está fixe! Um bocado à parte deste post, uma sugestão: E que tal aprofundares num post estas últimas polémicas por causa da violência no Futebol Americano. Como era antes? Sempre foi assim tão violento ou está a ficar mais agora? Gostava de saber mais sobre isso.. ;)

    ResponderEliminar
  5. Ah, e para quando um preview do grande Masters de Paris??? :P

    ResponderEliminar
  6. Já tinha pensado nisso da violência, tenho de estudar bem o assunto e investigar!

    Quanto ao preview do masters 1000 de Paris... Faço na segunda-feira!! :P

    ResponderEliminar
  7. Yeah. já faltavam mais posts sobre NBA.
    Não sobra mto para ser dito, mas como fã da oposição tenho que deixar aqui a dica:
    "The NBA might want to tweak its tag line to, “Rajon Rondo: Where Amazing Happens.”"
    eheh. Farto de bater expectativas e até alguns records. as 67 assistências dele nos ultimos 4 jogos foi o máximo que qualquer jogador ja fez no inicio da época.
    de resto, excelente trabalho, guga!
    excepto... o titulo! o titulo vai parecer mal no final das playoffs quando perderem contra boston =P

    ResponderEliminar
  8. Isto estava com um erro de formatação e tive de tirar os vídeos mas brevemente ponho outra vez!

    ResponderEliminar