terça-feira, 5 de outubro de 2010

Crise? Alguns não a sentem

        Muito se fala na crise dos dias de hoje mas no que toca ao desporto, especialmente o americano, essa crise não é assim tão perceptível. E é por isso que decidi fazer o primeiro post que engloba todos os desportos que abordo individualmente aqui.

Winger #17 Ilya Kovalchuk
   Há muito pouco tempo, surgiu uma grande polémica na NHL devido a um contrato milionário. Os Devils ofereceram um contrato no valor de 102 milhões ao longo de 17 anos ao Winger Ilya Kovalchuk, que no final do contrato teria 44 anos e nesse último ano ainda faria 550.000 dólares. Contudo, a NHL rejeitou esse contrato porque alegava ir contra o ‘’Collective Bargaining Agreement’’, que é uma espécie de limite no tecto salarial de cada equipa. A NHLPA (National Hockey League Player Association) fez um recurso à rejeição do contrato do poderoso russo, mas não foi bem sucedido quando o arbitrator Ricard Bloch deu razão à NHL. Depois disso os Devils submeteram um contrato de 15 anos para 100 milhões de dólares e esse já foi aceite.
    De certeza que muitos de vocês estão boquiabertos por ser tanto dinheiro em jogo mas a verdade é que há bastantes jogadores a ganhar mais que Kovalchuk.
O basebol lidera a lista com o 3B Alex Rodriguez, dos New York Yankees, que ganha uns exorbitantes 275 milhões de dólares durante 10 anos, que dá algo como 27,5 milhões de dólares por ano. Ao contrário do que possam pensar há um português que ganha mais que Cristiano Ronaldo. Bem, não é português de raíz como Cristiano Ronaldo mas o 1B dos Yankees Mark Teixeira é um luso-americano que ganha, nada mais nada menos, 180 milhões de dólares por 8 anos, algo como 22,5 milhões de dólares por ano.
No basquetebol, o maior contrato de sempre é o de Kobe Bryant dos Los Angeles Lakers que ganha 136,400,000 dólares durante 7 épocas.
QB Jamarcus Russel sacked
    Todos os jogadores que falei aqui são fantásticos e têm carreiras muitíssimo bem sucedidas, mas nem todos os que recebem muito dinheiro têm justificado esse dinheiro.
O que muitos dizem ser o pior contrato de sempre é o do QB dos Oakland Raiders, Jamarcus Russell. Em 2007, os Raiders seleccionaram este Quarterback no Draft, uma escolha arriscada onde colocavam grandes expectativas. Ofereceram-lhe um contrato de 6 anos, onde ganha, garantidamente, 68 milhões de dólares. Acontece que o Jamarcus Russell, ao que parece, deixou de gostar de jogar futebol americano. Pesava 120 kgs quando foi escolhido em 2007, era um jogador bastante atlético. Depois começou a desleixar-se, não mostrava resultados nenhuns, e as suas prestações eram cada vez piores. Sabem quanto pesa agora? 136 kgs e acreditem que não é massa muscular a mais! Aos Raiders saiu-lhes a fava porque dispensaram este quarterback mas estão obrigados a pagar-lhe o resto do contrato na totalidade.
   A pergunta que vos faço é: será que estes jogadores justificam salários tão altos? Justificam estas exorbitâncias salariais? O espectáculo que é o futebol americano por exemplo, justifica um jogador, mesmo que muito bem sucedido receba algo como 18 milhões por ano? Isto para não falar de flops como Jamarcus Russell ou Michael Vick que ficaram milionários e no entanto, no caso de Russell já nem jogam e não é por estarem velhos.
    Quero saber o que acham!

2 comentários:

  1. Nenhum atleta, por muito bom que seja, merece ou justifica tal salário. Principalmente numa época de crise como aquela que enfrentamos.
    O mesmo problema afecta o futebol, principalmente em países como Portugal, que está numa perigosa crise mas continua a gastar milhões em futebol todos os anos.

    Pinto está muito fixe este teu blog. Toma só atenção porque se há vezes em que usas adjectivos espectaculares tipo "expressiva victória", há outras em que usas expressões familiares que ficam mal num blog que pretende ser, penso eu, formal e para ser levado para à frente para grandes públicos (certo?). Um exemplo é: "fez um jogo do outro mundo".
    Estes dois exemplos que cito estão na mais recente publicação do teu blog.
    Fora isso, quer de aspecto quer de conteúdo, está muito louco.
    Manda o teu blog para o mail de pessoas e marcas influentes, tipo jornal record, sportv, merdas do genero. Pode ser que te curtam como comentador!

    ResponderEliminar
  2. Vou ter em conta os teus conselhos, obrigado!

    ResponderEliminar