quinta-feira, 16 de setembro de 2010

US Open 2010

    Depois de duas semanas de jogos fantásticos e batalhas intermináveis, o US Open chegou ao fim e Rafael Nadal fez história ao tornar-se o jogador mais novo de sempre a conseguir o Grand Slam de carreira.   

Rafael Nadal
    O número 1 do Mundo fez um torneio extraordinário onde apenas perdeu um set que foi na final frente ao sérvio Novak Djokovic. De resto limpou os seus adversários sendo possível notar um facto curioso: os jogos mais complicados tirando a final foram as duas primeiras rondas. Até à final, onde bateu Djokovic, Nadal derrotou Teymuraz Gabashvili, Denis Istomin, Gilles Simon, Feliciano Lopez, Fernando Verdasco e Mikhail Youzhny. Incontestável, e nem vale a pena estar aqui com grandes relatórios acerca dos seus jogos porque Nadal foi dominante em todos eles. Até na final que foi em 4 sets, Novak Djokovic no fim apenas disse: ‘’Nadal was too good.’’. E é a verdade, Nadal esteve muito acima da média.
    Contudo não foi apenas Nadal a estar em evidência pois vários jogadores se destacaram pela positiva. Desde já o russo Mikhail Youzhny que surpreendeu tudo e todos e apareceu do nada nas meias-finais. O suíço Stanislas Wawrinka bateu Andy Murray na 3ª ronda e consegui chegar aos quartos-de-final. Outro jogador que me deixou feliz especialmente porque eu no último post do ténis falei dele como uma promessa foi Kei Nishikori que conseguiu chegar à 3ªronda depois de derrotar Marin Cilic na segunda, antes de desistir por lesão frente a Albert Montañes.
    Por outro lado, alguns jogadores foram desilusões pois eram muitas as expectativas neles. A maior desilusão para mim foi Andy Roddick que muita gente via como um outsider que tinha bastantes hipóteses de lutar pelo título, e que perdeu na 2ªronda contra o sérvio Janko Tipsarevic que, fruto de um jogo muito arriscado onde tentava matar o ponto em todas as oportunidades, acabou por fazer o jogo da sua vida e conseguiu derrotar o norte-americano. E para quem acha que há falta de desportivismo entre os atletas de topo e os que estão mais abaixo no ranking apenas vos digo que, quando Roddick cumprimentou Tipsarevic na rede admitiu em frente ao sérvio: ‘’Too good man, too good’’.

Andy Roddick
Também Andy Murray podia ter ido bem longe, tal como o russo Davydenko, o cipriota Marcos Baghdatis e especialmente o checo Tomas Berdych que perdeu com o francês Michael Llodra na primeira ronda. Por último, e pese o facto de ter atingido as meias-finais, o suíço Roger Federer desiludiu muita gente. Ao contrario do que ele fazia no passado, na hora de fechar o encontro com Djokovic, cedeu à pressão e desperdiçou dois match-points num jogo muito mal perdido.
    No plano nacional Frederico Gil realizou uma excelente partida contra o norte-americano John Isner mas não foi suficiente para contrariar o gigante de 2,05 que passou à segunda ronda sem grandes dificuldades. Michelle Larcher de Brito logrou atingir o quadro principal depois de passar a qualificação mas na primeira ronda não conseguiu contrariar o jogo muito agressivo de Sania Mirza ficando por isso arredada do torneio logo ao início.
    No Mundo do ténis segue-se a Taça Davis onde Portugal joga contra a Bósnia e depois uma série de torneios com destaque para o Open de Tokyo e Open de Bangkok.

3 comentários:

  1. Fica aqui o melhor ponto deste US Open: http://www.youtube.com/watch?v=5ZnC6jcRQRg

    De génio!! :D

    ResponderEliminar
  2. Ahah, podes crer.
    O blog está muito fixe. O que queres fazer com ele? Algo mais profissional, para amigos?

    ResponderEliminar
  3. Quero sobretudo fazer dele um espaço para quem cá vier diga o que acha e possa apanhar um bocado da paixão que tenho pelos desportos americanos. Claro que começa pelos amigos mas espero conseguir divulgar o blog e quem sabe servir de catapulta para algo no futuro!

    ResponderEliminar