sábado, 25 de setembro de 2010

National Hockey Association

    Um dos desportos mais rápidos, onde as trocas estão sempre a acontecer, o puck é difícil de ver e são feitas placagens duríssimas. Uma variação do hóquei em patins muito popular nos EUA e, especialmente, no Canadá.
    Ora aqui está o último dos desportos dos quais vou escrever regularmente (sim, porque esporadicamente vou falar de futebol e talvez outros, quero opiniões vossas!), o hóquei no gelo. Muitos de vocês conhecem o hóquei em patins por ser um desporto onde Portugal conseguiu dos maiores títulos mundiais na sua história.    Este hóquei é bastante diferente, com regras completamente distintas do hóquei que conhecemos. Para começar, a superfície é o gelo e os jogadores deslizam em patins completamente diferentes também. Outra diferença é o número de jogadores em campo. Enquanto que no hóquei em patins são 4 jogadores de campo e 1 guarda-redes, no hóquei no gelo existe 1 guarda-redes, 2 Defensemen, 1 Left-Wing, 1 Center e 1 Right-Wing, ou seja 1 guarda-redes e 5 jogadores de campo.
    Como sabem, o hóquei no gelo é conhecido pelas constantes lutas que acontecem nos jogos e os jogadores apenas recebem no máximo uma suspensão de 5 minutos na Penalty Box. As suspensões são muito variadas e não vou estar aqui a debitar os motivos que levam aos penalties (são os momentos em que o árbitro interrompe o jogo e coloca o jogador fora no mínimo 2 minutos, sem que seja possível a sua equipa substituí-lo) pois são bastantes.
    Se visitarem o site da NHL (para o qual têm o link aqui no blog) e entrarem na parte das estatísticas vão ver que se fala em ‘’points’’. Cada golo e cada assistência correspondem a um ponto, apenas para saberem o que isso é se lá forem.
Dadas as regras básicas, vou entrar agora no ‘’tema’’ principal que vou abordar aqui – a NHL. A National Hockey Association é a liga profissional de hóquei no gelo que inclui 32 equipas, 23 americanas e 9 canadianas. O formato é similar ao da NBA pois inclui as mesmas 32 equipas sendo que estão divididas em duas conferências e as 8 equipas melhores classificadas dentro de cada conferência avançam para os Playoff que vão apurar o vencedor da Stanley Cup.
    Os vencedores em título são os Chicago Blackhawks que têm uma equipa muito talentosa liderada por dois jovens de 22 anos, Patrick Kane e Jonathan Toews. Contudo a melhor equipa na fase regular foram os Washington Capitals que têm como chefe das suas fileiras o russo Alex Ovechkin, considerado por muitos o melhor jogador do mundo como comprovam os seus números: em 396 jogos (5 épocas) marcou 269 golos e fez 260 assistências para um total de 529 pontos que é absolutamente fantástico. O seu grande rival é o canadiano Sidney Crosby dos Pittsburgh Penguins que já tiveram grandes batalhas contra os Washington Capitals.
    Neste desporto não sou fã de uma equipa especificamente embora, claro, tenha as minhas preferências. Escolho apoiar os New Jersey Devils que têm em Marty Brodeur (aclamado por todos como o melhor guarda-redes de sempre) a sua grande estrela, a par de Zach Parise e Patrik Elias.
A pré-época já começou e antes de começarem os jogos oficiais no dia 8 de Outubro, vou voltar a escrever acerca deste desporto entusiasmante de ver.

2 comentários: